Educando para o futuro!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Comemoração- Dia do Meio Ambiente

Mutirão na Nascente Santa Luzia no dia 06/06 com a participação do Secretário do meio ambiente Washington Luiz Agueda, bióloga Luana, Engenheiro Ambiental China, funcionários da agricultura e Osmar(proprietário da área).
Contamos também com a presença do Sr. Romildo(conhecido como pai da nascente) a filha Rose e o genro.
Nossos professores e alunos participaram com visitas durante todo o dia, pinturas nas pedras, e exposição de lindos trabalhos.
A comunidade participou com muito trabalho na preservação da Nascente.
Tivemos também a presença da UPAC (Unidade Avançada da Policia Comunitária) Subtenente Barros, Cabo Raquel, Soldado Josiel e Solado Daniela.

Programa Matemática Descomplicada

    O trabalho é desenvolvido por metodologias diferenciadas e inovadoras proporcionando aulas totalmente diferentes das tradicionais, e com isso, motivando os alunos na busca do conhecimento, transpondo barreiras que possam existir com relação à matéria.

Objetivo

l
lRessaltar os benefícios da dimensão lúdica no processo de ensino e aprendizagem da Matemática.
lLevantar conteúdos elencados pelos professores, para o desenvolvimento das atividades lúdicas, visando à aquisição de habilidades matemáticas.
lEstimular os alunos para que possam interagir com seus pares de forma integrada.
lPossibilitar estratégias diferenciadas para que os alunos construam conhecimentos adquirindo habilidades matemáticas.

A  FORMIGA     E  A  CIGARRA


Público alvo: Fases

Material: Formigas, cigarra, alimentos e dado.

Objetivo: Trabalhar a identificação dos números, raciocínio, associação e contagem.

Metodologia:


Antes de iniciar o jogo o mediador deve contar a história da cigarra e da formiga. Conversando sobre a história com os alunos, questionando o que as formigas comem e se eles podem ajudá-las a se preparar para o inverno. Monte uma tabela na lousa associando os números do dado aos alimentos, O modo de distribuição da sala fica a critério do professor. Cole as formigas e a cigarra na lousa, peça que o aluno jogue o dado e alimente as formigas de acordo com a numeração. A questão da quantidade também pode ser associada na tabela ou da maneira que o professor preferir. Pode ser explorado conhecimento dos números, a soma de cada alimento, ou da quantidade necessária para cada formiguinha, atribuindo assim o conceito de divisão. 

A CONTAGEM  DE OVELHAS


Há mais de 3000 anos, o homem vivia em pequenos grupos, habitando cavernas e grutas para se proteger dos animais selvagens, da chuva e do frio. Os caçadores para registrar os animais mortos numa caçada limitavam-se a fazer marcas numa vara. Um pescador, por exemplo, costumava trazer um osso de lobo. A cada peixe que conseguia tirar da água, fazia um risco no osso.
Mais ou menos há 1000 anos, o homem que até à altura era nomade, ou seja, deslocava-se de um lugar para outro, alimentando-se da caça, frutos e raízes, passou a sedentário, começando a cultivar algumas plantas e a criar animais.
O trabalho de um pastor primitivo era muito simples. De manhã levava as ovelhas a pastar. À noite recolhia as ovelhas, guardando-as dentro de um cercado. Mas como podia ele saber se alguma ovelha tinha fugido ou sido devorada por um animal selvagem. O pastor fazia a contagem das ovelhas com pedras. Assim, cada ovelha que saía para pastar correspondia a uma pedra. O pastor colocava todas as pedras num saco.
Porém, se a quantidade de ovelhas for numerosa , certamente o peso do saco de pedras seria bem mais pesado e dificultaria o deslocamento do saco nas viagens do pastor. Então, o homem criou outra forma de contar suas ovelhas, ele utilizou um nó para cada  10 ovelhas que entravam no cercado e as unidade continuou a contar com as pedrinhas, assim, nunca passaria de 9 pedras no saco.

 Publico Alvo: Fase 1 e 2 
Material: Ovelhas (desenho das ovelhas feitos com cartolina ou palitos com lã), tampinhas ou pedrinhas e barbantes.
Metodologia para  a 1ª fase : Conta-se a história do pastor e seu problema para contas as ovelhas, durante a história pede-se para as crianças ajude a colocar as pedrinhas na sacola do pastor.
Metodologia para  a 2ª fase : Conta-se a história do pastor e seu problema para contar um rebanho numeroso de ovelhas e peça aos alunos que dêem nós no barbante referindo-se a cada dezena de ovelhas que entra no cercado.
Ainda pode-se levantar a questão sobre outros métodos de contagem com as crianças.

Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.

Paulo Freire

Mediador: Rodrigo José
Coordenadora Pedagógica: Ana Paula B. de Campos





quinta-feira, 9 de junho de 2011

Oficina Pedagógica Educação Infantil

1ª Oficina Pedagógica - Educação Infantil

                                                     Objetivo


Apoiar e auxiliar as professoras no desenvolvimento de atividades que favoreçam o trabalho com os alunos.



 Jogo da Memória/Imagens

  1. Trabalhar a concentração;
  2. Ligar a letra do alfabeto a imagem;
  3. Colocar imagens e letras na ordem alfabética;
  4. Variação: montar a palavras a partir das figuras.


Psicomotricidade

É uma ciência que estuda o indivíduo por meio do movimento que exprime, em sua realização, aspectos motores, afetivos e cognitivos com seu meio social.

Atividades para estímulo da coordenação motora-fina e aprendizagem de conceitos


"Há pessoas que nos libertam ..
Há pessoas capazes de extrair de nós o que há de melhor e mais bonito, multiplicando nossos poucos talentos. Há pessoas que semeiam flores de esperança e luz; nos tomam pela mão conduzindo a novas descobertas. Há pessoas que nos injetam vida, otimismo e confiança. Assim, pensando e agindo, viajam no tempo e exploram o futuro, acendendo a centelha da esperança, renovando alegrias. O Professor é esta pessoa que liberta. O Mestre que descobre talentos, seduzindo e orientando seus alunos em novos horizontes. Com sabedoria e delicadeza vê as coisas mais simples com brilho nos olhos, levando no coração a certeza que está participando da realização de sonhos. Meu grande e eterno carinho aos Professores, portadores do dom divino da Arte de Ensinar."
( Mário Covas )




terça-feira, 7 de junho de 2011

Oficina sobre ortografia-Professores Ciclo II

Livro: “Ortografia: ensinar e aprender”
Artur Gomes de Morais

1ª Oficina Pedagógica
Ortografia
OBJETIVO

Auxiliar os professores no trabalho com a ortografia propondo novas atividades.

2ª Oficina Pedagógica
Ortografia

OBJETIVO 
Apresentar atividades e jogos que possam ser aplicados no trabalho diário com ortografia.

Atividades Desenvolvidas

  1. Jogo do Dicionário;
  2. Ditado para transgressões;
  3. Livro: “Marcelo, Marmelo, Martelo” Ruth Rocha;
  4. Dicionário de Esquisitices.

"Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender"
(Augusto Cury)

Obrigada e Boa Semana!
Coordenadora Pedagógica: Ana Paula



















segunda-feira, 6 de junho de 2011

Concurso de desenho

Em virtude da comemoração do Dia do Meio Ambiente (5 de junho), foi desenvolvido no Ambiente de Aprendizagem o 1º Concurso de Desenho, no qual o tema principal foi a Nascente Santa Luzia.
Com o objetivo de utilizar os diversos recursos do computador, os alunos trabalharam de maneira criativa no Editor de desenho Paint, onde aprimoraram suas habilidades confeccionando lindos desenhos.
Os autores dos desenhos ganhadores foram presenteados com um brinde contendo uma caixa de chocolate e canetinhas coloridas.

Desenhos Vencedores








Alunos Vencedores