Educando para o futuro!

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

HTPC- Educação Infantil dia 30/08

Correio de Palavras

Coleção de envelopes iguais com uma palavra escrita, por fora, e uma coleção de gravuras correspondentes. A brincadeira de envelopar as gravuras de acordo de acordo com o que está escrito por fora pode ser feita por duas ou mais crianças, sentadas à volta de uma mesa. Ganha a que conseguir envelopar um número maior de envelopes. Pode haver palavras repetidas. A verificação, ao final por consulta ao vocabulário de apoio, deve ser estimulada pelo alfabetizador.
Modelo:



Preguicinha Oral

               Uma das atividades que mais gosto na Alfabetização Natural é a Preguicinha. O seu processo é a leitura lenta, enunciando-se o som de cada letra à medida que vai sendo descoberto, procurando-se emendar cada som emitido ao seguinte, como na palavra original. Não deixando que fiquem isolados. Após o término, releitura em velocidade normal.
               O objetivo dessa atividade e fazer o aluno compreender o processo analítico que está realizando. A preguicinha é uma análise estrutural. O todo significado da palavra permanece inteiro, não é destruído, seu significado não é despedaçado em partes menores, sem conteúdo ideativo. O aluno aprende a descobrir o valor sonoro de cada letra ou conjunto de letras, dentro do todo audiovisual da palavra inteira, sem isolá-las. Isto é a Preguicinha!              “Esta é uma atividade que faço diariamente, fora da sala de aula. Algumas vezes em grupo e outras de forma individual,sempre que vamos iniciar o estudo de uma letra ou em qualquer outra atividade que desperte a curiosidade de cada aluno a descobrir novas palavras e ampliar o seu vocabulário.”
 Referencia:http://solangepedag.blogspot.com



Missão da Escola
Formar cidadãos responsáveis conscientes, íntegros para que possam enfrentar o mundo e sua realidade e que encontrem no professor um mediador para a realização dessa busca.
Marca da Identidade da Escola: pelo trabalho em equipe, isto é, pelo desenvolvimento da direção, professores, funcionários e comunidade, na tomada de decisões sobre os trabalhos visando uma melhor qualidade de ensino.
Objetivos da Escola: visa o desenvolvimento integral do aluno, assegurando a formação indispensável para o exercício da cidadania e dando meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Aos professore e funcionários espera-se atitudes de compromisso, trabalho coletivo, harmonia e dedicação.













segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Término do Projeto 3ºano I


No dia 11 de agosto os alunos do 3º ano I juntamente com a professora Roselene foram visitar a Nascente Santa Luzia com o objetivo de conhecer o espaço físico e tipos de plantas.

Retornando no dia 18 para encerramento do Projeto “o livro que não tinha fim” do 2º bimestre os alunos realizaram o plantio de diversas mudas na Nascente.
Foi um dia de contato com natureza, aprendizagem e lazer encerrando com um piquenique.







sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Encerramento do projeto 1º anos

Professoras: Mariusa-1º ano D e Vivian 1º ano C


Nesta semana tivemos o encerramento do Projeto "Ninguem é igual a ninguem" do 2º bimestre, o trabalho foi bem especial e os alunos dos 1º anos da tarde aprenderam que as pessoas possuem diferenças e que isso é muito importante.

No dia do encerramento trabalhamos com o texto: "A abelha chocolateira"

A abelha chocolateira

Era uma vez uma abelha que não sabia fazer mel.
- Mas você é uma operária! - gritava a rainha - Tem que aprender.
Na colméia havia umas 50 mil abelhas e Anita era a única com esse problema. Ela se esforçava muito, muito mesmo. Mas nada de mel...
Todos os dias, bem cedinho, saía atrás das flores de laranjeira, que ficavam nas árvores espalhadas pelo pomar. Com sua língua comprida, ela lambia as flores e levava seu néctar na boca. O corpinho miúdo ficava cheio de pólen, que ela carregava e largava, de flor em flor, de árvore em árvore.
Anita fazia tudo direitinho. Chegava à colméia carregada de néctar para produzir o mais gostoso e esperado mel e nada! Mas um dia ela chegou em casa e de sua língua saiu algo muito escuro.
- Que mel mais espesso e marrom... - gritaram suas colegas operárias.
- Iac, que nojo! - esbravejaram os zangões.
Todo mundo sabe que os zangões se zangam à toa, mas aquela história estava ficando feia demais. Em vez de mel, Anita estava produzindo algo doce, mas muito estranho.
- Ela deve ser expulsa da colméia! - gritavam os zangões.
- É horrorosa, um desgosto para a raça! - diziam outros ainda.
Todas as abelhas começaram a zumbir e a zombar da pobre Anita. A única que ficou ao lado dela foi Beatriz, uma abelha mais velha e sábia.
Um belo dia, um menino viu aquele mel escuro e grosso sobre as plantas próximas da colméia, que Anita tinha rejeitado de vergonha. Passou o dedo, experimentou e, surpreso, disse:
- Que delícia. Esse é o mais saboroso chocolate que eu já provei na vida!
- Chocolate? Alguém disse chocolate? - indagou a rainha, que sabia que o chocolate vinha de uma fruta, o cacau, e não de uma abelha.
Era mesmo um tipo de chocolate diferente, original, animal, feito pela abelha Anita, ora essa, por que não...
Nesse momento, Anita, que ouvia tudo, esboçou um tímido sorriso. Beatriz, que também estava ali, deu-lhe uma piscadela, indicando que tinha tido uma idéia brilhante.
No dia seguinte, lá se foram Anita e Beatriz iniciar uma parceria incrível: fundaram uma fábrica de pão de mel, juntando o talento das duas para produzir uma deliciosa combinação de mel com chocolate.

Moral da história: as diferenças e riquezas pessoais, que existem em cada um de nós, são singulares e devem ser respeitadas.
Fábula de Katia Canton.Texto publicado na revista Nova Escola.



                                                 







quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Concurso Fotográgfico

"A Nascente por um ângulo diferente"

Foi proposto aos alunos um dia de lazer junto a natureza. Eles foram levados a Nascente onde fizeram um piquenique e fotografaram o que achavam mais interessante no local.
Na escola foi realizada a seleção das melhore fotos, estas foram expostas para toda a comunidade escolar, pais e visitantes para votar na mais bonita. O aluno vencedor foi premiado com a doação de um singelo valor todos que participaram da votação.

Objetivos
  • Promover a apreciação da arte fotográfica dos alunos;
  • Desenvolver a habilidade de sempre buscar o melhor angulo e de perceber a beleza em tudo a partir do melhor ponto de vista;
  • Aproximar a família das vivencias escolares de seus filhos;
  • Despertar na comunidade um sentimento de amor e preservação do seu bairro.
Professoras
 Rogéria A. O. Rezende- 4º ano L
Terezinha E. Urbano- 4º ano M

Parabéns professoras e alunos pelo excelente trabalho


Exposição








Votação



Premiação

     
 1º Lugar- 103 votos: Letícia G.V. dos Santos  4º ano L


2º Lugar- 86 votos: Anny Rebeca de S. Oliveira 4º ano L

3º Lugar- 80 votos: Wallace Santos de Oliveira 4º ano M