Educando para o futuro!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Reunião com o grupo- Protetores da Nascente

No dia 8 de setembro as 18h foi realizada uma reunião com  o objetivo de continuar mobilizando toda a comunidade escolar, pais, moradores, lideres religiosos, associação de bairro e membros da U.A.P.C,O Sub Oficial PM Barros e a Cabo PM Raquel, convidados e parceiros sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente em geral e continuar o trabalho de manutenção e preservação da nossa querida Nascente Santa Luzia.







Manutenção da Nascente

Os professores Cleber(Ed.Fisica) e Priscila do 5º ano Q foram fazer a manutenção da Nascente, os alunos limparam o local para receberem os alunos da escola Profª Francisca de Almeida Caloi- bairro Pedrinha. 




Parabéns! alunos e professores fizeram tudo com carinho.A direção ficou satisfeita com o trabalho de todos.

Visita à Horta Hodropônica

Os alunos do 5º ano Q  da professora Priscila foram até a casa da Maria de Fátima (Associação de bairro) para conhecerem a horta e ficaram encantados com as mudas de alface que já estavam prontas para serem comercializadas, foi uma manhã de aprendizado para os visitantes.





HTPC Ed. Infantil


Estudo e discussão do texto “Autores Mirins” – Nova Escola – mar/08.

Elaboração de situações de leitura e escrita para retirar todos os alunos da fase Pré-Silábica.
  •    Quais atividades e momentos de reflexão sobre a leitura e escrita já estamos proporcionando;
  •    Quais atividades e momentos de reflexão sobre a leitura e escrita iremos proporcionar?
Autores mirins produzem um livro de contos na pré-escola

Há algum tempo, acreditava-se que os pequenos de Educação Infantil não estavam prontos para participar de atividades de leitura e escrita. Porém as pesquisas nessa área constatam que as crianças, por menores que sejam, já têm contato com diversos tipos de texto e seus portadores – livros, jornais e revistas –, principalmente as residentes em zonas urbanas. Por isso, nunca é cedo demais para ampliar o contato com a leitura e a escrita e ajudar na construção da familiaridade com o mundo letrado.


Fátima Regina dos Reis Ribeiro, ciente disso, não teve dúvida em propor um projeto de escrita com seus alunos de 4 anos da EM Padre Donato, em Itajubá, a 444 quilômetros de Belo Horizonte. Certa de que teria sucesso no trabalho com a turma de 30 crianças, em 2006 ela elaborou o projeto Uma História e Muitos Autores. “Meu objetivo era motivar o hábito da leitura e da escrita”, explica.

Especialista em alfabetização (leia mais sobre ela no quadro), a boa execução da idéia fez com que ela fosse escolhida uma das dez Educadoras Nota 10 no Prêmio Victor Civita de 2007 (leia o projeto didático no quadro). Para a selecionadora Silvana Augusto, “as várias atividades de reescrita garantem a apropriação das características da linguagem escrita, o que facilita o processo de alfabetização” (leia o comentário da especialista). 

O primeiro passo foi fazer uma avaliação inicial para saber o que as crianças colocariam no papel em situações em que precisassem ler e escrever. Fátima fez um ditado e verificou que muitos já usavam letras. Outros, porém, as misturavam com desenhos e símbolos. Ambos os grupos estavam na fase pré-silábica, em que letras diferentes são grafadas sem critério.

Ela selecionou cinco diferentes versões de A Pequena Sereia para usar nas rodas de leitura. A variedade mostrou à turma que uma história pode inspirar vários desfechos e conter particularidades e que cada autor tem uma maneira de escrever. Ela iniciou as seções pelo texto mais simples e, à medida que as tramas se tornavam complexas, ampliava-se a quantidade
de informações sobre as características dos personagens e dos ambientes em que eles viviam. Esses dados foram organizados em uma tabela. “A sistematização foi fundamental para que todos conhecessem os enredos e identificassem as partes comuns”, justifica Fátima.

Produção e revisão 
Quando as crianças estavam dominando as aventuras da sereiazinha Ariel e seus amigos, a professora montou três grupos de trabalho com base no nível de aprendizagem. Como a meta era desenvolver a escrita, ela juntou quem usava letras com os que ainda se valiam de símbolos e teve o cuidado de colocar lado a lado os narradores mais desenvoltos com os que conheciam muito bem os detalhes das histórias. Dessa forma, Fátima seguiu as orientações que a pesquisadora Ana Teberosky faz em seu livro Aprendendo a Escrever: “Quando a realização em grupo é estimulada, o processo individual de aprendizagem é enriquecido pela colaboração, distribuição, negociação e discussão das tarefas”.



Autores de textos 
O desafio foi descrever os personagens e os cenários, detalhar passagens marcantes e imaginar diferentes finais para a narrativa. Com os desfechos criados, foi hora de ditar as idéias para os adultos que serviriam de escribas. Outra professora e a coordenadora pedagógica ajudaram Fátima nesse momento. Assim o projeto estimulou os pequenos a se sentirem autores e a terem noções sobre a escrita.

Os textos foram transcritos em papel craft, com letras grandes para a revisão coletiva. “Expliquei que para o texto fluir era preciso de vez em quando substituir a palavra sereia, muito repetida, pelo nome dela ou por um pronome, como ‘ela’.” Os pequenos também queriam demonstrar os conhecimentos sobre os animais marinhos, já que tinham sido objeto de uma pesquisa recente. “Como eram muitos bichos, aproveitei para ensinar a usar ‘etc’.” As correções foram feitas no próprio cartaz com setas e riscos. Muitas vezes, a professora provocou as crianças para saber se elas conseguiam argumentar sobre as escolhas. A garota Evelyn Pinto Moreira justificou na hora o uso da palavra poção em vez de veneno: “Ela é encantada e não mata”.

A professora leu em voz alta os textos corrigidos, levou-os novamente para casa e digitou-os no computador. Dessa vez, distribuiu um trecho em cada página, que posteriormente foram ilustradas pela garotada com lápis de cor, também usados para fazer a capa e o índice.

Ensaio geral 
Para garantir que cada criança tivesse o próprio exemplar, a professora reuniu todo o material, tirou cópias e montou o livro. Eles decidiram fazer um sarau literário para finalizar o projeto. Nos ensaios, ficou decidido que cada um contaria o trecho que ilustrou. No dia marcado, pais, familiares e colegas de outras turmas foram prestigiar o evento e ainda concorreram ao sorteio de um exemplar.

Na avaliação final, Fátima fez uma numa nova sondagem de escrita e constatou que todas as crianças já usavam letras para escrever e aprenderam algumas das diferenças entre a linguagem e a escrita. “Se a gente colocar um monte de ‘aí’ na história, fica feio”, conta o menino Filipe Saulo do Nascimento.



Palavra da especialista 

Silvana Augusto, selecionadora do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10, valida o projeto de Fátima por abordar com propriedade um importante conteúdo da Educação Infantil com crianças de 4 anos: as narrativas literárias. “Ela mostra como é possível ampliar as possibilidades de linguagem para essa faixa etária”, afirma. “O modo como se fala é muito diferente da maneira
que se escreve, e os pequenos de préescola só conseguem distinguir isso quando ouvem com regularidade a leitura de bons textos.” O trabalho tem estrutura coerente com seus fins e foi organizado em etapas (conto, reconto, produção de escritas por meio de ditado, revisão e ilustração) – todas necessárias para a elaboração do produto final. Além disso, Fátima ampliou o repertório da turma quando pesquisou e apresentou diversas versões de uma mesma história. Palavras como superfície, poção e gruta, antes desconhecidas, passaram a integrar o vocabulário dos pequenos.


Quem é Fátima 

Fátima Regina dos Reis Ribeiro nasceu em Itajubá, interior de Minas Gerais, e ainda menina decidiu ser professora. Assim que terminou o Magistério, começou a lecionar. Dos 22 anos de profissão, metade ela passou na EM Padre Donato, onde está até hoje. Boa parte desse tempo, esteve na função de diretora, à qual chegou por meio de eleição. Mas o alto cargo nunca afastou dela a vontade de voltar a conduzir uma sala de aula. Em 2003, finalmente, assumiu uma turma. Empolgada, iniciou a pós-graduação em alfabetização em uma instituição
de sua cidade. Os estudos fizeram com que ela sentisse segurança para propor e executar o projeto que lhe trouxe o prêmio Educadora Nota 10 no ano passado. Dentro ou fora de sala, Fátima é alegre e divertida, o que faz dela uma das pessoas mais populares da escola e da comunidade. Morando perto da escola, ela vai trabalhar a pé todos os dias e faz questão de sair de casa meia hora antes: “Para conversar um bocadinho com os conhecidos na rua”.


Projeto didático de leitura e escrita 

OBJETIVOS ● Produzir textos ditando para um escriba. ●  Diferenciar a linguagem oral da escrita. ● Fazer recontos. ● Reconhecer as características dos contos tradicionais.CONTEÚDOS  ● Produção textual. ● Uso correto de adjetivos, tempos verbais e expressões típicas em contos. ● Revisão de texto.TEMPO ESTIMADO Dois meses.ANO  Pré-escola.MATERIAL NECESSÁRIO Folhas de papel branco no tamanho A4 e de papel craft A3, caneta ou lápis, cartolinas, lápis de cor e diferentes versões de um conto da literatura infantil.DESENVOLVIMENTO ●  1ª ETAPA  Para saber como cada criança elabora a escrita, dê um ditado de quatro palavras de um mesmo campo semântico (frutas, cores ou brinquedos, por exemplo). A definição do tema vai ajudar os pequenos a ler, em seguida, o que eles escreveram (dificilmente alguém lerá bola se a lista for de animais). Após a leitura, peça que eles justifiquem o uso das letras ou dos símbolos grafados. Nesse momento, procure saber se identificam uma palavra por reconhecer alguma letra – geralmente a primeira – ou se escolhem sem critério. Essa informação ser útil para a montagem dos grupos de trabalho.● 2ª ETAPA Selecione variadas versões do mesmo conto e defina a ordem em que você as lerá. Comece pelo mais simples e parta para os mais elaborados. Independentemente do número de páginas, é importante que todos tenham qualidade. Só assim as crianças terão condições de comparar diferentes desfechos e as peculiaridades da linguagem utilizada pelos autores. Após cada leitura, recupere os principais elementos. Para facilitar o registro, elabore uma tabela em uma cartolina com título do livro, início da história, personagens, passagens e fim da trama.● 3ª ETAPA  Monte os agrupamentos e proponha que cada um crie um desfecho diferente para a mesma história. Deixe que discutam e inventem. Depois disso, as crianças deverão ditálos a você ou a um auxiliar, que farão o papel de escriba. O compromisso deve ser o de escrever exatamente o que for falado pelas crianças. 4ª ETAPA  Leve os textos para casa e transcreva-os em papel craft, com letras grandes. Na sala, pregue-os no quadro e faça a revisão coletiva de cada um deles. Comece questionando se o título é adequado. Depois chame a atenção para a organização temporal, verifique se ele tem começo, meio e fim, a repetição de palavras e o uso de partículas comuns da fala (aí, então etc.). Quando terminar, leia em voz alta as versões finalizadas. Com o texto aprovado, confeccione os livros.PRODUTOS FINAIS ● Livros de recontos. ● Sarau ou feira literária. Divida as folhas de papel A4 ao meio. Em cada uma das metades, escreva duas ou três frases (melhor se for no computador, em letras maiúsculas, para facilitar a identificacão de palavras pelos pequenos). Deixe espaço para os autores-ilustradores trabalharem. Antes de distribuir os lápis de cor, explique que o desenho deve ser fiel ao texto (mais uma oportunidade de leitura). Cada membro do grupo pode se encarregar de uma página, mas todos devem participar da confecção da capa e do índice. Peça que eles assinem na contracapa e lembre-os de dar crédito aos escribas. Faça cópias (se possível, coloridas) em quantidade suficiente para que cada um tenha o exemplar feito pelo próprio grupo e também os feitos pelos colegas. Se optar pelo sarau literário para o lançamento dos livros, não se esqueça de ensaiar com a turma as falas, que devem ter como base o texto escrito. Cada um pode apresentar uma parte da história. Convide os pais e as outras turmas da escola para o evento.AVALIAÇÃO  Peça que as crianças para os colegas contem o trecho da história de que mais gostaram. Em seguida, faça um ditado usando as palavras que apareceram nos textos estudados. Compare com o realizado no início do projeto, observando se as crianças que usavam símbolos já desenham letras. Registre os avanços e compartilhe os resultados com os pais. Solicite também que elas apontem diferenças e semelhanças entres as narrativas apresentadas. 



Produção e Revisão de texto realizada pela professora Lucineia com os alunos da Fase I

Objetivo: produção coletiva; organização de ideias; ampliação de vocabulário; desenvolvimento da oralidade; sequência lógica.

Desenvolvimento: Reconto coletivo de história apresentada na Leitura Diária tendo o professor como escriba. Revisão coletiva do texto tendo a professora como orientadora.

  

Ed.Infantil comemora Semana da Pátria

No dia 02/08 6ª feira os alunos da profª Elizangela apresentaram na Praça Conselheiro Rodrigues Alves a música: "Bola de meia, bola de gude" em comemoração a Semana da Pátria.

Bola de Meia, Bola de Gude

Milton Nascimento

Há um menino
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto balança
Ele vem pra me dar a mão
Há um passado no meu presente
Um sol bem quente lá no meu quintal
Toda vez que a bruxa me assombra
O menino me dá a mão
E me fala de coisas bonitas
Que eu acredito
Que não deixarão de existir
Amizade, palavra, respeito
Caráter, bondade alegria e amor
Pois não posso
Não devo
Não quero
Viver como toda essa gente
Insiste em viver
E
não posso aceitar sossegado
Qualquer sacanagem ser coisa normal
Bola de meia, bola de gude
O solidário não quer solidão
Toda vez que a tristeza me alcança
O menino me dá a mão
Há um menino
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto fraqueja
Ele vem pra me dar a mão.






Avaliação para drenagem e identificação mudas

No dia 26/08 estiveram na Nascente os profissionais da Agricultura e meio ambiente para avaliar se era possível fazer a drenagem com bambu e assim minimizar a erosão que ocorre durante o período chuvoso,em seguida foi realizada  a identificação das plantas nas placas e cadernos.



Reunião na Secretária de Agricultura e Meio Ambiente

No dia 18 de agosto as 9 horas da manhã foi realizada na secretaria de agricultura e meio ambiente uma reunião com o objetivo de fazer a manutenção,  identificar as mudas plantadas de 2005 ate a presente data e pedir a limpeza da área que fica entre a Nascente e o campo de futebol para a realização da Feira Verde que será no dia 01/10/2011 das 8h ao 12h.

Participação: Giani Bresolin- Secretária e Engenheira Ambiental
Luiza Maria de Jesus- Agente Anbiental
Marilda Marcondes Perrenoud e Ida Mardegan- Direção da escola
Carlos Ernandes Marques Muniz- Agente Ambiental e protetor da Nascente Santa Luzia.

A direção agradece pela ajuda e colaboração de todos os envolvidos.

Visita Pedagógica à Nascente

As professoras Meyrielen 1º ano A e Ana Laura 1º ano B realizaram um piquenique e aproveitando a beleza do local trabalharam sobre a conscientização da preservação e utilização dos latões da coleta seletiva.




O trabalho foi um sucesso!!


Visita Pedagógica à Nascente

A professora Joseli Mara do 1º ano B da escola Profª Francisca de Almeida Caloi- bairro Pedrinha esteve na Nascente para conhecer a área preservada, tipos de plantas e animais existentes.




Visita Pedagógica à Nascente

A professora Maria Tereza Reis-2º ano C da escola Profª Francisca de Almeida Caloi esteve na Nascente para conhece-la e observar a transformação da área preservada. 




Obrigada pela visita! Foi uma manhã de grande alegria para todos. 


Visita Pedagógica à Nascente

A professora Leila da escola Profª Maria Conceição Freire Salles, do bairro Pingo de Ouro fez uma visita à Nascente juntamente com seus alunos do 2º ano com o objetivo de conhece-la e observar a transformação da área preservada.



A direção da escola e alunos agradecem a visita! Espera revê-los o mais breve possível.

Visita Pedagógica à Nascente

Os alunos das professoras Elizangela, Vivi, Marcilene e Claudia foram com os alunos até à nascente para fazerem o plantio de sementes de girassol como motivação do projeto de leitura: "O jardim de Ceci", além disso observaram a paisagem( solo, flores, árvores, sementes) para experiência do ReAção.





Visita Pedagógica á Nascente

Plantio de bromélia e mudas de árvores





Participações


Alunos: Helton e Anderson- 4º ano L 
Carlos(Agente Ambiental e protetor da Nascente)

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Folclore e a Matemática


O FOLCLORE CHEGOU...TRABALHAMOS MUITAS ATIVIDADES DURANTE A SEMANA, APRENDEMOS E ESCUTAMOS MUITAS LENDAS, CANTIGAS E PARLENDAS.
PARA FINALIZAR CONCRETIZAMOS NOSSO TRABALHO EM SALA DE AULA COM UM GRÁFICO DOS PERSONAGENS MAIS QUERIDOS DO FOLCLORE – QUE LEGAL!  NOSSA SALA APROVEITOU MUITO ESSE MOMENTO DE APRENDIZAGEM.








Professora: Vivian- 1º ano C