Educando para o futuro!

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

HTPC- Educação Infantil dia 30/08

Correio de Palavras

Coleção de envelopes iguais com uma palavra escrita, por fora, e uma coleção de gravuras correspondentes. A brincadeira de envelopar as gravuras de acordo de acordo com o que está escrito por fora pode ser feita por duas ou mais crianças, sentadas à volta de uma mesa. Ganha a que conseguir envelopar um número maior de envelopes. Pode haver palavras repetidas. A verificação, ao final por consulta ao vocabulário de apoio, deve ser estimulada pelo alfabetizador.
Modelo:



Preguicinha Oral

               Uma das atividades que mais gosto na Alfabetização Natural é a Preguicinha. O seu processo é a leitura lenta, enunciando-se o som de cada letra à medida que vai sendo descoberto, procurando-se emendar cada som emitido ao seguinte, como na palavra original. Não deixando que fiquem isolados. Após o término, releitura em velocidade normal.
               O objetivo dessa atividade e fazer o aluno compreender o processo analítico que está realizando. A preguicinha é uma análise estrutural. O todo significado da palavra permanece inteiro, não é destruído, seu significado não é despedaçado em partes menores, sem conteúdo ideativo. O aluno aprende a descobrir o valor sonoro de cada letra ou conjunto de letras, dentro do todo audiovisual da palavra inteira, sem isolá-las. Isto é a Preguicinha!              “Esta é uma atividade que faço diariamente, fora da sala de aula. Algumas vezes em grupo e outras de forma individual,sempre que vamos iniciar o estudo de uma letra ou em qualquer outra atividade que desperte a curiosidade de cada aluno a descobrir novas palavras e ampliar o seu vocabulário.”
 Referencia:http://solangepedag.blogspot.com



Missão da Escola
Formar cidadãos responsáveis conscientes, íntegros para que possam enfrentar o mundo e sua realidade e que encontrem no professor um mediador para a realização dessa busca.
Marca da Identidade da Escola: pelo trabalho em equipe, isto é, pelo desenvolvimento da direção, professores, funcionários e comunidade, na tomada de decisões sobre os trabalhos visando uma melhor qualidade de ensino.
Objetivos da Escola: visa o desenvolvimento integral do aluno, assegurando a formação indispensável para o exercício da cidadania e dando meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Aos professore e funcionários espera-se atitudes de compromisso, trabalho coletivo, harmonia e dedicação.













2 comentários:

  1. Professoras, vocês são ótimas! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Ana Paula, excelente seu trabalho, proporcionando aos nossos professores oficinas com trabalhos concretos. Parabéns!

    ResponderExcluir